Os Palhaços não mudam o mundo.
Tem muita gente (começo a imaginar) - que sonha com um mundo melhor.E estou a falar de agora, já, não dos anos 60. Mas imagine...Imagine aqueles tempos de profunda mobilização popular, 60s, 70s...Imagine um lugar - onde se pode viver, andando e olhando - em que existe algo realmente crescendo e tomando forma, acontecendo...
Devia ser assim naqueles tempos, aqueles sonhos todos de um mundo melhor e que maravilha que ia ser!
Foi só um sonho que acabou? O que se queria era grande demais? Faltou energia ou o contra-golpe foi mais poderoso? Não sei. Eu acho que cresci num tipo de bolha, alheio a todas essas coisas, pouco me importando com sonhos desse tipo contanto que eu pudesse "ser livre pra fazer o que eu quissesse".Fico a imaginar o nível de bolha que se formou no jovem de hoje...Eu que nunca ouvi falar de Revolução alguma, exceto daquela que circundava um ponto sem eixo de minha adolescencia e que me chamava a me mover sem saber ao que ou pra que, também sonho, não com Revolução (seria tão bom no entanto), mas meu sonho é com um mundo melhor, não posso me contentar com isso que está aí hoje.Quando eu era jovem, eu pensava que com a arte seria possível mudar o mundo.Eu procurava constantemente um espetáculo que pudesse despertar no coração do público uma esperança.Eu queria mostrar uma maneira diferente de viver, com mais amizade, criatividade, sem a obrigação de perseguir o dinheiro e o poder. Ilusão fútil que eu nunca consegui alcançar. Não só a revolução não chegou, como as pessoas se tornaram cada vez mais loucas e materialistas.Quando eu me dei conta disto eu vivi momentos difíceis pensando, pensando inclusive que minha vida era um fracasso e que todo esforço era inútil.Mas um dia eu tive uma revelação: se não se pode mudar o mundo, pelo menos é possível mudar a si mesmo, encontrar algo em seu coração, um desejo, uma necessidade e entregar-se totalmente a ele, sem olhar para trás. Isso não é para a sociedade ou para os outros, não, é para você mesmo.Por certo eu não mudava o mundo, mas os palhaços nunca mudaram o mundo, passam o tempo tentando sem nunca conseguir, por isso são palhaços.Os palhaços gostam do fracasso e das ações ineficazes, são perdedores alegres e isto é a verdadeira força que têm, nunca se cansam de perder. Desfrutam de cada fracasso e voltam em seguida a fracassar de novo, diluindo assim as certezas das pessoas sérias e que nunca duvidam.Então, esse sangue que pareço ter na minha cabeça, esse sangue que tenho sobre a minha camisa, esse sangue que tenho no meu coração, esse sangue que está todo em mim é tão patético e inútil em seu simbolismo porque é sangue de um palhaço. Um sangue que não vem de uma grande luta ou em nome de uma causa heróica. É sangue de brincadeira, ao mesmo tempo verdadeiro e pouco importante.
Palavras de um Palhaço anonimo
1 comentário:
Hello, I find your blog today,unfortunately I do not understand its language. However have a nice blogging and success for you.
Enviar um comentário