26/09/2009

Conversas com idosos...

Ontem, depois de decidir ir jantar sozinho a um restaurante no fórum almada, devido ao adiantado da hora e do restaurante estar com todas as mesas ocupadas, sentei-me na mesma mesa que um senhor, depois de me perguntarem se me importava, que mais tarde me disse que tinha 62anos, e comecei a ler a ementa. Assim que terminei de ler a ementa e enquanto me preparava para aguardar pelo empregado, o senhor dirige-se a mim e diz-me: "Eu nem bebo, mas como amanhã faço anos e não sei cá estou ou não, aproveito e festejo já hoje, mesmo sozinho!". Nessa altura reparei que ele tinha à sua frente uma garrafa de tinto já vazia e que já tinha terminado de comer. De seguida, sem que eu pudesse ter dito ou feito nada, a não ser um acenar afirmativo com a cabeça, confidenciou-me que toda a sua vida foi sofrimento e que a coisa ainda se tinha tornado pior depois de a mulher o ter "encornado" com vários homens e de ter ficado sozinho a tomar conta de um filho Bipolar que depois de adulto começou a abusar muito das drogas do tabaco e do álcool, estando o filho dele neste momento impossibilitado de ter sexo uma vez que os medicamentos que está a tomar lhe tiram a "potência"!
Comecei a ficar sem apetite e agoniado , o que me interessava aquela historia , ainda por cima com voz e texto arrastados pelo efeito da vinhaça!!!
Depois disse-me que apesar de gostar muito do filho não faz a mínima ideia do que é que ele anda cá a fazer no mundo e, virando-se de repente para o lado, perguntou, em francês, a duas turistas Italianas que estavam sentadas na mesa ao lado dele, se precisavam de Azeite! Elas disseram que sim, agradeceram, e o senhor, voltando-se de novo para mim diz-me: " Eu agora é que estou um bocado acabado, mas apesar de eu estar careca e não parecer, tenho uma inteligência, uma coisa que não sei explicar, que me faz adivinhar as coisas! Viu como eu percebi que elas precisavam de azeite? E ainda era capaz de está a ver…"! Ainda sem eu ter dito uma palavra, e já com a minha comida à frente, continuou a dizer-me que acerta muitas vezes nos resultados da bola, ou quando é que vai ser golo num jogo, e lamentou-se pelo facto de só não acertar na sorte grande! Pouco depois, voltou-se novamente para as duas turistas e perguntou-lhes, desta vez em espanhol, se conheciam um cantor qualquer Italiano que eu não percebi o nome! Perante a resposta negativa delas, ele começou a cantar qualquer coisa dele, coisa deixou as turistas ligeiramente apreensivas, e, voltando-se novamente para mim, disse-me que não só é uma pessoa muito inteligente, mas que eu estava perante um artista e que ele quando era novo costumava cantar e fazer musica, e que tinha inclusivamente cantado com muitos artistas famosos, entre eles a Amália, o Carlos do Carmo e o Quim Barreiros(!)!
Neste momento eu estava aterrorizado , pois as pessoas estavam a olhar para a gente , apesar de eu achar que o homem era bastante inteligente. Ainda procurou em vão qualquer coisa no bolso para depois me dizer que apenas por não ter ali com ele os documentos que comprovavam o que ele estava a dizer é que não me podia garantir a 100% tal coisa. Ainda sem eu ter aberto a boca a não ser para comer, demonstrou-me os seus dotes vocais ao cantar excertos de fados, de músicas italianas e francesas, e por fim disse-me que até árabe sabia cantar, começando logo de seguida a trautear qualquer coisa numa língua que de facto parecia árabe, fazendo ao mesmo tempo uma pequena coreografia com os braços e a cabeça! Entretanto eu terminei de jantar e finalmente lá consegui trocar umas palavras com ele. Dessa pequena conversa ainda fiquei a saber que tem 62 anos, que é funcionário da câmara de Lisboa e que trabalha na estufa fria, que de vez em quando toma uns antidepressivos, que anda num psiquiatra(Quem diria!), e que a melhor coisa para as "Merróidas", é aloé vera descascado depois de apanhado antes de sol lhe bater, e usado tal e qual como se fosse um supositório! De acordo com as palavras dele, é tiro e queda! Bebi um café, recusei a oferta de um Whiskey por parte do senhor e saí do restaurante rumo a casa, ficando ele, agora em Português, a falar com as duas turistas Italianas!
Sai direito a próxima saída e ao mesmo tempo aliviado por aquela tortura mental ainda por cima a sexta feira e depois de uma discussão estúpida por casa de “portas partidas” e “porta partida” depois eu explico estes episódios laborais , que mais parecem uma novela mexicana com gripe e tudo.
Depois de descer do piso de cima , parei e pensei , e achei que mesmo assim eu deveria ter dado a tenção , pois afinal este meu amigo não deveria ter ninguém para conversar , senti-me estranho.
Já há uns dias atrás, enquanto vinha no metro de superfície , um senhor já de idade, não cheguei a saber qual, sentou-se à minha frente e perguntou-nos se eu era Português. Disse que sim e ele começou logo a explicar-nos que o Obama não é um bom líder político porque fala de tudo menos das questões racistas! Felizmente a minha viagem terminava quatro estações depois e pouco mais do que isto pudemos ouvir da boca dele .Aleluia!!!!
Tudo bem que a idade que verdadeiramente deve contar é a mental, mas apraz-me bastante a ideia de um dia poder vir a ter a idade daqueles dois senhores para finalmente poder dirigir-me livremente a estranhos que passem por mim na rua e poder dizer aquilo que me for na cabeça, sabendo sempre de antemão que só o facto de ser um velho (fisicamente) vai fazer com que pelo menos os estranhos não me mandem logo à fava assim que abrir a boca.

Sem comentários: