Nestas minhas passagens pelos consultórios e nas grandes secas que tenho apanhado , acabo sempre por me divertir e tirar partido do que de melhor um consultório cheio de velhos poderá trazer a vida de um comum e pacato cidadão como eu.
Uma coisa é certa os velhos multiplicam-se nos consultórios , aquilo é uma espécie em vias de reprodução , ao mesmo tempo aprende-se imenso com eles , todos têm historias de doenças para contar , confesso que estou aterrorizado pois estou a temer que eu com a idade a avançar comece com estes sintomas e me torne num contador de doenças , espero bem que não.
Isto tudo para contar um historia engraçada que se passou comigo na quarta-feira dia que fui mostrar os meus exames médicos , depois de estar ai uma hora para arranjar consulta , reparei numa senhora de idade , muito bem vestida andava por ali como se tratasse de uma relações publicas , entretanto fui para a minha consulta no quarto piso , e sentei-me a ler.
Ela entra na sala , analisa as pessoas , e senta-se ao meu lado , até ai tudo bem , notei que começou por estar inquieta como se quisesse falar comigo , mas isso não demorou muito mais , olha fixamente para mim , e vai dai disse:
-Desculpe a pergunta , mas o senhor está doente de que? É que não têm cara de doente!
Fiquei a olhar para ela e disse:
-Mas porque os doentes têm alguma cara especial?
-Não!Respondeu , mas continuou a olhar fixamente para mim , eu tinha os exames em cima do meu casaco que estava junto a mim do outro lado oposto ao da senhora , ao que ela espreita e diz:
-São os seus exames? Posso ver?-Sim pode ver…
-É pá!
Foi a resposta dela.
-O senhor têm diabetes , o colesterol está alto , sabe o que é o colesterol , e os trigliceritos também , sabe que os trigliceritos são outro tipo de gordura no sangue?
-Já desconfiava! Disse eu…
-Têm a tensão alta? Tenha cuidado você é tão novo e já tão doente…Parecia uma metralhadora de perguntas e respostas , ela pergunta e respondia ao mesmo tempo com uma velocidade que nem me deixava margem.
E continuava…
-Têm de ter cuidado , comer coisas magas e sem açúcar , agora o medico vai dar-lhe isenção , ai coitado do senhor , já viu esta senhor tão novo a tão doente , ai coitado…
Isto já falando para a senhora do outro lado que estava a olhar e com vontade de participar , meus amigos a partir dali tudo se passou num ápice e passados alguns segundos estava tudo a falar uns para os outros de doenças , medicamentos , tratamentos , e eu ali sentado tranquilamente a tentar ler o meu livro.
Chegou a um ponto aquilo já mais parecia uma sala de baile dos Alunos de Apolo ao domingo a tarde as conversas estenderam-se , mas ela não se ficou por aqui , passados minutos vem ao pé de mim e diz:
-Quer vir conhecer a enfermeira G…que vai ser a pessoa que o vai acompanhar , ela é muito simpática…
-Obrigado pela informação , mas vou esperar pela consulta…
-Sabe eu não estou doente , venho aqui “ajudar” as pessoas , chego cá de manhã tiro umas quantas senhas e vou dando as pessoas que têm cara de bonzinhos…
-Bonzinhos?
-Sim que vejo que estão doentes coitados…
Entretanto chama-me para a consulta , e eu pensei , uf fui salvo pelo gong mesmo no final do meu limite de paciência , sai da consulta , lá estava a minha espera:
-Então o que o medico disse?
-Diabetes…
-Vê? Eu sabia , tinha dito , vá ,venha lá a enfermeira G..
-Deixe estar , muito obrigada , não é preciso…
-Venha lá comigo , não me custa nada , estou aqui para a ajudar , é sempre chato, e o senhor pode precisar de um ombro amigo , quando se descobre…-Muito obrigado , mas eu estou bem ..
-Nem pensar , nãoooo , pode-se sentir mal , está a sentir-se bem ?
-Sim estou!!!Lá apareceu a enfermeira , a senhora falou por mim , só me apetecia dizer , por favor cala-se , mas ao mesmo tempo senti alguma ternura nela e lembrei-me de uma pessoa importante para mim.
Lá entrei para o gabinete e fui salvo.
Foi assim o episodio da ida ao medico , com diagnostico na sala de espera!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário