31/12/2009

Feliz ano de 2010

Pois é , chegou a altura de eu arrumar as tralhas do ano de 2009 , e desejar que pelo menos 2010 seja melhor que 2009 , meti na mala da 2009 tudo , o pior é o melhor , apesar de me lembrar muito pouco do que foi melhor , mas em defenitivo quero arrumar esta pesada mala.
As coisas francamente em 2009 foram pessimas a todos os niveis , apenas me posso valer dos amigos , mas chega de lamechices.
Meus amigos que o ano de 2010 seja cheio de saude , gajas , amigos , coisas boas , muito sucesso em tudo é o que desejo a todos.
Agradeço publicamente a todos os que me aturaram o ano inteiro , e que sempre estiveram a meu lado , nos bons é nos maus momentos , sabendo com amizade perceber que nem sempre estamos a altura.
Beijos e abraços a todos!!!

Venha 2010.

P.S:Para terminar o ano em beleza , ontem ia tendo um acidente , um artista passou o sinal vermelho , enfim...era um final em beleza!!!

28/12/2009

Surpresas!!!

Ser surpreendido por tudo é claro que é estúpido, e não ser surpreendido por nada é algo que é considerado muito melhor. Mas isso não é realmente verdade. A minha mente não ser surpreendida por nada é muito mais estúpido do que ser surpreendido por tudo, esta tese era defendida por um escritor Russo , que agora não me lembro.

Nos dias que andam de mão dada connosco, as surpresas aparecem, quando menos esperamos , e são muitas , vejamos , vamos na rua e encontramos alguém que não vimos a muito tempo , ou pisamos um cocó de um cão que tal , uma coisa nada tem a ver com a outra , mas podemos alterar as coisas , encontrar um cocó de cão e pisar alguém , e esta heim?
Cabe-nos a nós valorizá-las, classificá-las, saboreá-las, já que o nosso interior é um verdadeiro posso de emoções e há gente que se faz de forte e diz:
-Emoções? Isso é coisa de gaja!!!

É verdade que o que para mim é uma grande surpresa para vocês pode ser uma surpresa pequenina, é um facto e é legítimo... mas, uma certeza que tenho é esta , eu fico emocionado com surpresas.
Uma forma de desenhar sorrisos nas nossas faces é sabermos apreciar o que nos dão e não o que gostávamos que nos dessem.
Prazeres inesperados, são sempre os mais desejados , e sabem muito bem , acreditem…
Obrigado…amigos.

27/12/2009

Frase do dia!!!

Pasteur disse: Sejam quais forem os resultados com êxito ou não, o importante é que no final cada um possa dizer: 'fiz o que pude'.

Moura Guedes despedida...

Li no jornal que a Manuela Moura Guedes e a sua equipa foram despedidos , ou melhor não renovaram o contrato as pessoas , e agora? Como é que esta senhora vai viver , as dificuldades que vai ter para pagar a água a luz e as pinturas , vocês já viram a carrada de dinheiro que ela gasta só em pintura naquelas beiças?
Já viram se ela tivesse herpes labial , o que seria , para tratar daquilo só com remendos de bicicleta , cola quente e madeira , alem de a cor do batom por norma é a nº 65 do catalogo da Robilac interiores , basta 2 de mãos e fica muito bonita com uma cor a matar.
Agora com a senhora desempregada , não sei , vai ter de recorrer se calhar a publicidade e mudar de sponsor de tintas para as beiças , e quem sabe ir para a concorrência , pode sempre aproveitar a beiçola para fazer um painel publicitário…
Coitadinha da senhora!!!

Carregador Nokia

É pá , agora o que se ouve mais quando se está em grupo é :
-Tens ai um carregador Nokia dos fininhos?
O que é isto ? Mas que raio de coisa é esta , e ainda por cima quando a palavra “fininhos” é dito de uma forma estranha , muito para o feminino , isto ao pé da crise humanitária e ao pé do Dalai Lama vestir um cortinado , ainda por cima só lhe tapa um braço , não é nada , eu acho mesmo que iremos atravessar uma crise com esta coisa do carregador Nokia dos fininhos , e o Dalai Lama um dia destes apanha uma gripe.
É como os telemóveis com um pauzinho , modernices , é que assim , quem manda dois milhões de mensagens por dia já não passa despercebido , por isso agora eu percebo o meu colega que vendeu o HTC , bem em frente…
Uma coisa gira , não me lembro de ninguém a pedir um carregador de outra marca , é sempre um carregador Nokia , será isso algum sinal de inteligência suprema , a escolha da marca de telemóvel ?
Eu acho que podemos ter telemóvel de outra marca e ficar sem bateria , mas nunca , mas nunca mesmo se pede um carregador que não seja Nokia , agora o que está mal é o Srº da Nokia por acordar em dia não , e se ter enganado nas fichas dos carregadores , agora ter de mudar tudo pró fininho , ou então será que estava no W.C e alguém lhe perguntou alguma coisa , e ele com aquela voz de quem está a fazer um esforço enorme a fazer a barba disse algo errado?
Ficara para sempre a duvida , mas carregado fininho é um bocado abichanado!!!

26/12/2009

Sem comentarios...

“Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquetipo qualquer, mas pela pupila… Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante… A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos… Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo… Deles não quero resposta, quero meu avesso… Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim…Para isso, só sendo louco… Quero-os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças… Escolho meus amigos pela cara lavada e pela alma exposta… Não quero só o ombro ou o colo, quero também sua maior alegria… Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto… Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade… Não quero risos previsíveis nem choros piedosos… Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça… Não quero amigos adultos nem chatos… Quero-os metade infância e outra metade velhice… Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos, para que nunca tenham pressa… Tenho amigos para saber quem eu sou… Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velh
os, nunca me esquecerei de que “normalidade” é uma ilusão imbecil e estéril… ” (Oscar Wilde)

Foi apenas um erro...

A Teresa era uma pessoa que apenas teve um erro de diagnostico medico , e digo apenas porque a Teresa morreu depois de um erro medico , o que isso interessa , é coisa pouca comparada com tanta coisa mal feita , segundo os médicos a “a coisa correu mal” , mas eu vou reduzir a historia.
A Teresa um dia sentiu-se mal , foi medir a tensão , estava altíssima , na farmácia de imediato deram-lhe um comprimido , mas aconselharam uma ida ao medico , hospitais , médicos , esperas inúteis , paciência mais que muita , e nada , exames , analises , tudo a mais alguma coisa , e a Teresa apesar da tensão altíssima , os médicos diziam que nada tinha.
Eis que depois de recorrer a tudo a mais alguma coisa , uma prima da Teresa medica , e estas coisas de família é mesmo assim , nunca queremos incomodar , a Teresa lá foi com a prima para o hospital , o colega da prima , assim que olhou os exames todos , mandou fazer mais um quantos .
Diagnostico , a Teresa tinha um rim em falência , ficou internada em tratamento para baixar a tensão para ser realizada uma biopsia ao rim , mas a coisa era demasiado fácil , apesar do mal , tirava-se o rim e pronto estava tudo resolvido.
Acontece que a Teresa foi fazer a biopsia supostamente com a tensão alta a coisa correu muito mal , causando uma hemorragia interna vindo a Teresa a falecer , e agora quem é o culpado?
Haveria muito mais a mexer nesta historia , mas de nada valeria a traria a Teresa ao convívio dos que mais gostam desta louca saudável e divertida , apenas fica o registo de um pequeno erro , que infelizmente vai passar ao lado…
E a mim partem-me a cabeça porque fiz mal um diagnostico técnico!!!

Natal e GPS

Bom dia meus amigos , depois desta overdose de comida e bebida que foi o meu natal , e com as emoções ao rubro , bem agora vou fazer alguns considerações sobre o natal , parece-me que este ano a moda era , GPS , Nexpresso e televisores LCD de led’s. Parece que para se estar in é ter um LCD e uma Nexpresso , caso contrario seremos vulgares e banais , eu não tenho nem uma coisa nem outra , por isso a conclusão é fácil , mas sou feliz…
Vou falar do GPS , aquele aparelhinho que se cola no para brisas dos carros ,que é já mais usado que o soutien,é um aparelho com cores bonitas , e que muitos saloios que eu conheço nem sabem trabalhar com aquilo , mas fica bem ali , para os outros verem que se têm um GPS.
Já repararam nos gajos ao vosso lado nas filas de carros(não bichas), com o GPS ligado , não vão eles perderem-se no caminho para casa , bem esta malta para mim sobre de solidão , pois não querem ir nos carros sozinhos , e sempre vão ouvindo uma voz feminina , que no meio da ponte diz , “a 20 metros vire a esquerda” , ui que bom , ela falou comigo.
Isto é bom parece que a senhora vai ali ao lado sentada e calmamente vai falando ela sabe tudo mesmo , ou então podíamos meter a senhora na mala do carro entalada entre o macaco o triangulo e aquelas merdas que no meu caso andam sempre na mala do carro , chapéu de chuva , wex , shop’s entre outras coisas .
Imaginem a senhora na mala do carro com uma lanterna na cabeça , um microfone , e um mapa , é assim que ela vai dando as instruções para a frente , sim porque ela não precisa de ver a estrada , ela sabe tudo.
Uma coisa é certa temos de dar muito valor e agradecer muito a esta senhora , pois percorrer tudo o que é estradas e caminhos , e saber isto tudo de cor , é no mínimo um trabalho de louvar , agora também acho que temos de arranjar alguma coisa para a senhora se distrair ou mesmo um parceiro para na maciez da mala do carro ter alguma acção extra , se não dá em maluca , e isso não queremos.
Mas o GPS torna-se uma companhia numa viagem , principalmente numa auto estrada.
Bom sábado!!!

23/12/2009

Feliz Natal

Podia estar a falar da importância das abelhas na vida sexual dos macacos , ou mesmo contar uma historia do homem elástico , ou mesmo falar de bruxas , como a Maia , sim esta senhora é fina , ao contrario de jogar a bisca lambida ou a sueca , manda cartas de tarot , é fino e está na moda , é pá enganei-me Maia é com Y , Maya .Fazia uma bela parelha com uma velha cusca que eu conheço.
Depois poderia estar aqui a encher chouriços com coisas do arco da velha , como parece que hoje a Vodafone não manda os carregamentos para ninguém , bem feita , há malta que anda com o telemóvel na mão o dia inteiro , e quem carregou hoje o telemóvel , kaput , nickles de saldo , será que foi o Bin Laden? Não me parece.
Bem mas o que me leva mesmo a escrever é , este Natal não vou mandar SMS a ninguém , nem vou ligar a ninguém , e depois nem sequer me apetece fazer um mail de jeito para mandar , estou farto de receber aqueles mail’s com gajas semi nuas ou nuas mesmo a desejar Feliz Natal , ou com algumas peças de roupa natalícia , vocês querem é provocar um AVC ao Pai Natal , se aquelas senhoras andam assim na lapónia , morrem de frio , e ficam com os mamilos entumecidos.
Mas porque será que Jesus nasceu a 2.009 anos e eu tenho de ainda pagar por isso , e comprar prendas , e deveríamos de estar num estabulo a adorar alguma coisa , e não em casa a encher o pandulho de comida da boa , eu cá por casa , a ementa é:
Caras de Bacalhau com couves.
Polvo a lagareiro.
Peru assado
E muitos doces , muita vinhaça da boa.
Meus amigos , e os cromos também (estamos no Natal) desejo-vos um bom Natal , se não aceitarem os meus votos , temos pena…
Divirtam-se , e nada de exageros.

21/12/2009

O André!!

Hoje vou falar do André!
Têm 10 anos e é portador de trissomia 21 , vivo , esperto e falador , têm sempre um porque na boca , e muitas vezes deixa-me sem resposta para as perguntas que me faz.
O André está entregue a um instituição na qual eu dou uma ajuda , vive ali a 5 anos , foi retirado da família que nunca percebeu que era especial , e é muito mesmo acreditem , têm na expressão do olhar algo que se mistura com felicidade e desejo de ter uma casa , uma família , um lar. Não é difícil de a gente se apaixonar pelo André , ele é bastante cativante e doce , muito meigo mesmo , um dos sonhos dele vá-se lá saber porque , é ter um pato.
Comecei por brincar com ele sempre que ia fazer a ajuda a instituição , e comecei por o visitar sempre que tenho tempo , acabei por ter uma relação bastante cordial com a Drª Maria Fernanda psicóloga , um dia destes acabei por pedir mesmo se o podia levar a ver o mar , depois de todas as formalidades legais lá o fui buscar um sábado a hora combinada , as 14 , ficamos de voltar antes das 18 .
O que eu fiz foi muito pouco a vista do que ele precisa , mas acho que o que eu presentiei como podia , valeu para mim como se a melhor prenda de Natal , o André pelo que eu percebi nunca tinha visto o mar…mas não vou conseguir contar ao pormenor o que se passou , primeiro a reacção e depois brilho nos olhos do André ele estava a viver um sonho , assim parecia.
Chegamos ao carro , ele disse logo , eu sei que tenho que andar na parte de trás , até ai estamos de acordo , e eu pensei que fosse difícil de lhe explicar , eu não tenho qualquer pratica com este tipo de doença , mas há uma primeira vez para tudo , apesar de nos últimos dias andei a ler bastante sobre e como lidar com esta diferença , gosto de lhe chamar assim , pois para mim o André é um menino diferente a cabe aos adultos saberem viver com as diferenças dos outros.
Já sabia que o André é de fácil trato e simples , gosta de pequenas coisas , mas acima de tudo adora o afecto , depois o primeiro choque de alegria de ver o mar , ficou em silencio a contemplar , vento soprava frio nas nossas caras , docemente perguntou se podia ir ali , o ali dele era a areia , local onde por certo se sentiria seguro para chegar mais perto do mar.
Senti que estava a proporcionar algo de diferente ao André , e ali mesmo estávamos ambos a delirar com a experiencia , sentou-se e ficou a olhar o mar , e de forma diferente que ele têm , disse-me:
-É Bonito!!!
Pediu para eu me sentar junto dele , procurou a minha mão e pediu:
-Vamos ali mais abaixo!!
E lá fui com ele , deu-me a sua pequena a fria mão , estava a tremer , não quis estragar nada do que ele estava a ver , e de repente uma das perguntas dele , depois de raciocinar:
-É aqui que moram os peixes?
É , respondi eu, pensei que viessem mais perguntas mas não, ficamos por ali.
Lá continuamos pela beira do mar , o tempo esse passava rápido e estava na hora de voltar , viemos a pé pela rua dos pescadores na costa de Caparica , passamos numa pastelaria , e ele pergunta:
-És rico?
Sorrindo disse que sim!
-Podes comprar-me um bolo?
Claro respondi , entramos , e o André ficou mais de 15 minutos a olhar para a montra , perguntou o nome dos bolos todos a funcionaria que simpaticamente saiu do balcão , e pacientemente falou com ele , resultado , escolheu uma bola de Berlim. Não sei como , mas o André veio até ao carro a comer a bola e a soletrar os nomes todos dos bolos.
Lá fomos para o carro , e de volta a instituição , no regresso, sentado no carro lá estava de olhar fixo para a rua , o André volta e meia viaja no mundo dele , vá-se lá saber o porque , mas parece que desliga e passado muito tempo regressa como se lhe dessem um click.
Depois de chegarmos , ele saiu em silencio , entrou , não falou a ninguém , estranhei e perguntei , pois fiquei preocupado , pois não estava a perceber , então explicaram-me que o André é assim mesmo , interioriza consigo depois dos momentos que gosta , é o sentimento de ter de voltar para ali , fiquei aliviado , mas com o sentimento de culpa de afinal lhe estar a causar aquela tristeza.
Passados alguns minutos , voltou a sorrir , pediu para eu me baixar , e deu-me um abraço enorme , e disse-me:
-Até amanhã!!
E lá foi para a sala onde outros meninos como o André estão , uns com menos sorte outros com mais , mas acima de tudo com enorme respeito por estas pessoas que diariamente tratam destes crianças diferentes.
Vim para casa e a coisa a moer-me a cabeça , estava desolado , afinal o que eu poderia fazer pelo André , e se é que podia fazer alguma coisa , tirei férias este natal sem querer apenas para gastar os dias , mas ao mesmo tempo ainda bem , pois vou fazer de tudo para que o André tenha um natal com uma família.
Para já voltarei amanha , até lá pode ser que autorizem o André a vir passar o Natal comigo e a restante família.

Tempo de crise ou não!!!

Pois é, a maldita da crise é terrível , mas será que existe crise ou simplesmente gente a chorar porque já não podem fazer a vidinha que se faziam , pois é , eu este ano não comprei nada material para dar , pois acho que ninguém em meu redor o merece…
Agora quando falam da crise , dá-me vontade de rir , hoje em dia arranja-se desculpas para tudo e a crise têm sido a grande bandeira de todas as pessoas , vim a pouco do fórum , fui mais uma vez trocar a box da Zon , a minha casa é uma espécie de santuário de boxes , volta e meia pumba , já vou na terceira , mas voltando a trás , o fórum Almada está cheio de gente as compras , afinal a crise é como o sol , quando nasce é só para alguns.
Agora chegado a Zon , tirei a minha senha , e como sempre a loja está cheia de gente idosa com perguntas que não lembram a ninguém , aquilo é mesmo de quem não nada têm para fazer , aliado a crise , a solidão desta gente também mata .
Mas pronto depois de 40 minutos a espera lá me trocaram a segunda box , e trouxe a terceira , vamos ver quanto tempo vai durar esta…
A ultima durou 3 meses!!

18/12/2009

Reis Magos , que confusão...

Eu gostava de escrever um conto de natal , onde aparecessem duendes , fadas , presépios e até os reis magos , que eu nunca percebi bem o porque da sua aparição , e quem lhes disse que ia nascer o menino Jesus , se não havia telemóveis? E eles apareceram assim tipo gosmas?, e para trazer o que? , o rapaz precisava era de um ar condicionado e um cobertor , e aparecem aquelas três avantesmas e trazem , mirra , ouro e incenso , se é que foi isto que trouxeram , se a memoria não me trai…é preciso ter lata mesmo…
Mas voltando ao conto de natal , este ano e talvez derivado de outras coisas , estou mais sensível a quem precisa , acabei de ver na SIC um documentário de pobreza escondida , meus caros vocês nem imaginam o quanto escondida está , e a vergonha que as pessoas têm a admitir que são pobres , voltamos ao antigamente , sei bem do que estou a falar.
Mas acho particular piada aos nossos governantes falarem de ajuda aos pobres , mas eles não fazem ponta de corno e passam o dia com aqueles glúteos gordos sentados no bem bom , enquanto as famílias portuguesas e segundo estimativa fala-se de 40 % é muita gente mesmo , a precisar de ajuda , mas eu sou contra em se dar subsídios , mas sim forma de as pessoas ganharem dinheiro , como aquele velho ditado chinês , dá-lhe a cana e ensina a pescar.
Mas cá pelo nosso burgo , é mais ensina como pedir um subsidio ao estado e deita-te na cama a mandar SMS ou no café a beber imperiais!!!
Há o conto de natal , fica para outra vez…ou não depende de como me sentir na altura!!!
Mas voltando com a conversa a trás , e a cena dos Reis Magos , afinal nunca ninguém percebeu como souberam o que se ia passar ali , mas também a confusão é muita , o menino Jesus não é o treinador do benfas quando nasceu?
Nem o Pai Natal é o verdadeiro pai do menino Jesus , ou seja , será que o treinador do benfas é filho do Pai Natal?
Não me parece , bem se olharmos bem assim de perfil , cabelos brancos e , se calhar, quem sabe…já agora alguém sabe a idade deste senhor o pai natal?
É rapaz para ter mais de 2000 anos , mas olhem que está em excelente forma física , pelo menos no anuncio da Worten o gajo está para durar…
Bem hajam!!!
P.S: O Carlos e agora? Onde é que viste isto escrito?

17/12/2009

Olá!!

Bom dia meus caros amigos , tenho andado um pouco atarefado , e pouco tempo tenho tido para acabar os meus escritos , deve de ser da sensibilidade da época de Natal, como para a semana vou ter com umas merecidas férias , assim tipo um intervalo de um filme , vou dedicar-me a escrita e brindar os meus amigos com um conto de Natal , O Anão o Bêbado e o Parvo , é o titulo.
Este ano , e em particular o mês de Dezembro , abracei uma causa digna da época , estou como voluntario no Banco Alimentar contra a fome auxiliando na distribuição juntamente com um grupo de amigos , pedir não é nem nunca foi vergonha , e se existem pessoas que podem ajudar os mais carenciados , e acreditem que são muitos , a quem o infortúnio juntamente com a crise passou uma rasteira.
Têm sido uma experiencia fantástica e humanamente gratificante levar uma pequena ajuda aos mais necessitados da minha área de residência , e acreditem que são muitos. Talvez um dia escreva algo sobre esta experiencia que sempre me deixa sentir a minha grande revolta perante esta sociedade , nada posso fazer , mas posso ajudar a melhorar as condições de vida de algumas pessoas.
Bem-haja!

15/12/2009

Parabêns!!!

14/12/2009

3 coisas...

Sempre ouvi dizer que a mentira têm perna curta , e que mais tarde ou mais cedo a coisa aparece , as vezes da pior forma , mas ela aparece , diariamente a nossa volta ha sempre alguém que ouviu , ou viu , que disse ou que não disse , e existe sempre alguém que se alimenta disso , faz disso bandeira para se proteger , o que vale é que também há gente que nem liga a essas coisas , têm mais que fazer.
As vezes é difícil de saber as coisas e o mais fácil é ignorar mesmo , pois não passa dali , é apenas um desabafo para o inicio de semana…

Dou imenso valor ao silencio em momentos de solidão , mas depois de um dia de trabalho onde o barulho e a confusão são sempre um ponto assente , chegar a casa e desfrutar de um momento de silencio , para mim é um tempero para a alma , acontece que felizmente vivo rodeado de pessoas , uns amigos , outros apenas conhecidos , preciso deles todos , mas adoro o meu momento de silencio ao fim de dia.



Hoje ao pegar no jornal vinha uma noticia sobre os malefícios de lavar muitas vezes as mãos por causa da tão famosa gripe A , bem vamos lá perceber , mandam lavar as mãos , mas agora isso faz mal , lá dizia a minha avo , não se morre da doença , morre-se da cura , haja paciência…

12/12/2009

O regresso , as saudades já eram muitas!!!

Sucessor do "Black Pearl" , Alentejo passeio de Natal


Alentejo Passeio de Natal

11/12/2009

Frase

Gosto de ti não apenas por aquilo que és , mas por aquilo que sou quando estou contigo.

Respeito

O futuro vai depender daquilo que nós homems deixaremos feito , daquilo que transmitimos aos outros , dos principios de vida que temos oportunidade todos os dias ensinar.Muitas das vezes reclamamos com coisas que não lembra o diabo , e depois olhamos para trás , e mesmo estando mal podemos ficar felizes , temos trabalho , comida , alguêm que nós ama , isso é muito importante , se não mesmo uma das bases fundamentais da vida.
Poucos são os que têm estes valores , pois hoje em dia o status , o que se têm , a marca que se veste , isso sim é importante , deixou-se de ter respeito pelos outros , deixou-se os principios de lado , perdeu-se muita coisa importante , e hoje já não há ninguêm que faça um esforço para tentar transmitir aos seus , estas coisas tão singulares , como o amor , a amizade , educação , e respeito.
Antigamente existia respeito , eu fui criado nessa base , respeitar os mais velhos , a policia , os nossos amigos , os chefes , hoje em dia nada disto têm sentido , ninguêm respeita ninguêm , vivemos nun mundo a parte.

20 anos depois...

Perguntaram-me um dia onde estaria e como seria daqui a 20 anos , pois!!
Não sei , estarei com 60 anos , serei avó ou não , estarei num areal se ainda houver a ver os meus netos , os filhos dos meus amigos a fazer aquilo que tanto gosto de fazer.Terei certamente cabelos brancos , mas encaro a minha velheci com serenidade , espero sinceramente continuar a ter este espirito ,e esta determinação , e estar rodeado de amigos , velhos tambêm.
Ai as nossas conversas deixarão de ser as belas que nós rodeiam , e outras coisas do genero ,que não vou aqui comentar isso , e passarão a ser conversas de marcas de aparelhos dos ouvidos , se a minha placa dentaria está mais bem feita que a tua , e que hoje consegui dormir 4 horas seguidas , e de manhã quando me levantei lembrei-me quem eu era , as novas botijas de aquecer os pés com termoestatos automaticos.
Pelo que conheço dos que me rodeiam , penso que teremos uma velhice engraçada e rodeada de coisas giras para contar aos nossos.Serei tratado com carinho por avó Camarão , terei uns calções até ao estomago , e arranjarei uma bolsa para colocar os meus documentos , e passea-la a beira mar.

10/12/2009

Hoje

Não sei o que me consegue deixar mais deprimido , se o Natal , se o frio do Metro de superfície , lindo e bonito nome que deram a uma coisa que deu cabo de Almada toda , se o cheiro do sovaco da gaja que vinha ao meu lado , ou as unhacas da minha colega, bem em frente…hoje está frio , e começa mesmo muito a cheirar a Natal , cá por casa este ano estou a pensar convidar algumas celebridades , mandei convite para carradas de gente , assim , como assim ninguém vai vir , pois ninguém quer passar o Natal com os pobres.
Aqui não vai haver bacalhau , nem filhoses , nem rabanadas nem vinhos caros , nem queijo da serra , já lá vai o tempo , aqui vai haver , paz , pelo menos assim o desejo , e prendas para todos , mas todos mesmo , comprei muita humildade , encomendei uma tonelada de amizade , comprei , ternura, carinho, sinceridade e muita , mas muita paciência para aturar algumas pessoas , vou distribuir tudo em porções iguais , menos para alguns asnos e cromos.
Mas continuo a achar que o fim do ano me vai fazer bem , depois de ter começado mal e mal acompanhado , por isso devo de ter tido um ano tão mau, mas ao que me parece , pode ser que acabe mais ou menos bem , as vezes o destino têm destas coisas , nem sempre o diabo está atrás da porta.
Por hoje é tudo.

06/12/2009

Ana Maria .

Ha dois anos partilhei convosco está historia que me de meu dores de cabeça e me tirou o sono durante alguns dias , ontem soube que felizmente a Ana Maria está num lar aqui em Vale de Milhaços , obrigado.
-Posso sentar-me?
Perguntava com a voz trémula de uma velhota.
-Claro que sim!
Respondi eu.
-Está frio hoje, mas nada como o meu tempo, nesta altura do ano já nevava na minha terra.
E eu como sempre sem dar grande importância aquela conversa.
-Sentava-me a lareira com o meu pai e os meus irmãos a comer castanhas e a ouvir as longas historias que só o meu pai contava.
Comecei de facto a ouvir aquela simpática velhota que estava ali sentada a falar comigo.
-Era no tempo em que eu era feliz , nunca tive brinquedos , mas era mesmo feliz!
-Sou de Fazenda , Trás-os-Montes , conhece??
-Não conheço! Respondi
-E muito bonito.
Dito com orgulho, por ela.
Era de facto uma velhota muito simpática que embora e ao que parecia a vida tinha sido madrasta, continuava com a sua memoria viva e de saúde , recordando os factos da sua infância.
Sou sincero as vezes não tenho muita paciência para este tipo de conversa , mas algo me chamou e me deu um puxão de orelhas , e eu pensei , se calhar não têm ninguém para falar.
-Estou sozinha já nem me lembro bem a quanto tempo. O meu marido faleceu a já algum tempo , depois de se cansar de me bater e de beber , os meus dois filhos foram para longe , e nunca mais soube nada deles.
Fiquei gelado , pois estas coisas deixam-me triste e sem saber bem o que dizer, mas lá continuou.
-Trabalhei a vida toda , fui mãe , fui pai , e de repente depois de uma vida de trabalho , aqui estou sem nada , restam as minhas memorias , e nem essas a minha idade as vezes deixa eu lembrar a minha dura vida.
-Que idade têm , eu sei ….perguntei.
-Meu filho isso não é para mim , tenho 76 anos , e desde os 10 que trabalhava.
Olhando o céu e descansando como se procura-se algo para me contar.
-Estava aqui a procura de alguma coisa gira para lhe contar, pois a vida dos jovens é tão complicada que eu não tenho o direito de estar a contar …
Interrompo eu.
-Conte não têm problema , eu gosto de ouvir as pessoas.
-Sabe eu ando sempre por aqui ,e vejo as pessoas diariamente a correrem , passo aqui os meus dias , já nem sei que dia é hoje. Sei que já está frio.
-E dia 1 de Novembro. Estamos quase no Natal. Sorri eu ..
-Natal!
E ficou um silencio de algum tempo como que a recordar algo dos seus natais.
-Sabe eu sei o dia de Natal , a rua fica deserta , vejo luzes nas casas , e vê-se muita gente em casa.
-Pois é verdade.
-Lembro-me o meu Natal em minha casa quando era pequena , éramos muito pobres , e o meu pai pastava nos campos , mas fazias brinquedos com pedaços de madeira que ia encontrando , o jantar era um arroz com um pedacinho de carne e umas feijocas da nossa horta , depois do jantar dava-nos os brinquedos feitos por ele , com a minha mãe atenta e com os olhos molhados das lágrimas da vida dura que tínhamos. Mas eu era feliz.
-Mas o Natal é quando quisermos - Disse eu.
-Eu sei…respondeu
Mais um silencio de cortar.
-Passo dias que nem como , as pessoas todas dizem que não têm , não podem…
-Isto anda mal para todos.
-Acredito! -Respondeu
Meto a mão no meu bolso olho a minha carteira e tinha uma nota de cinco euros e umas moedas , também não tenho grande coisa , mas seguramente mais que esta simpática velhota , e se eu podia ajudar.
-Como se chama perguntei?
-Ana Maria.
-D.Ana , têm aqui cinco euros e mais estas moedas , têm ali uma churrasqueira , e uma pastelaria vá comer uma sopa ou o que lhe apetecer.
-Obrigado meu filho , muito obrigado. Passe aqui um dia para conversarmos mais , tenho coisas giras para lhe contar.
-Não prometo , disse eu , mas vou tentar. Vêm ai o meu transporte.
-Obrigado!!!Muito obrigado!!
E eu apanhei o transporte, mas fui o caminho todo a pensar no que me tinha dito.

No dia seguinte, vou a churrasqueira junto de minha casa , e lá estava ela sentada a comer , não interrompi , mas eu disse a pessoa da churrasqueira que hoje tinha uma cliente V.I.P.
Ela sorrio, e contou-me, chegou aqui e perguntou o preço de algumas coisas e disse que era o dia de Natal dela , e que queria uma sopa bem quente , pois ainda existiam no mundo pessoas amigas.
Eu sorri e senti-me feliz.

Muitas vezes somos nós os culpados desta solidão , a velhice não me preocupa , o que me preocupa e chegar a velho e ser como a Ana Maria. Sozinho.
Beijinho para ela.
Bem hajam.

Natal em Familia

As vezes esqueço-me de algumas pessoas que fizeram e fazem parte da minha vida , tenho coisas que fico eternamente agradecido , eternamente apaixonado , quero aqui hoje falar de 2 das pessoas que eu amo , e amarei eternamente , os meus Avós.
Augusto e Micita que eu eternizei através de uma marca , um dia que eu me lembrei deles numa profunda saudade , e tatuei os seus nomes no meu corpo , quem me conhece sabe que tenho essa cultura.
Foram sem duvidas as duas maiores referencias da minha vida , no ensinamento , na própria forma de estar na vida , dois exemplos a seguir , foram sem duvida o casal do século , para mim claro , não me lembro de os ver discutir ou discordar do quer que fosse , dois estilos diferentes, o mesmo Amor a vida toda , existem pessoas na vida que são eternas apaixonadas eles namoravam ao fim de quase 50 anos de casamento.
Duas pessoas diferentes o meu avô sempre pronto a ouvir a aconselhar , pronto para ajudar , foi o homem que fez de mim quem hoje sou para o bem e para o mal , pautado nas palavras , sincero , honesto , bem estaria aqui o dia todo a falar deles , a minha avó o amor de pessoa , sempre um conselho amigo , um carinho , e sempre disponível para tudo , até para me cozer os botões das minhas calças de puto.
Eu estaria aqui o dia inteiro , uma semana , um ano sem me cansar de falar deles , quero apenas desabafar estas linhas , pois para escrever sobre eles seria muito grande o que teria de escrever , ao que eu teria de agradecer.
Com o aproximar do Natal lembro-me sempre mais deles , pois era uma época especial para toda a família e com a partida prematura deles , esse habito caiu em desuso e deixamos lá em casa de celebrar o Natal da forma efusiva e alegre como era o costume o natal passou a ser um jantar de família apenas , sem o espírito até aqui vivido , hoje cada um fica na sua casa.
Lembro em particular dos pormenores da preparação , uns dias antes começava-se a estudar a mesa , isto já depois da decoração sempre feita carinhosamente pela minha avo e pelo meu avô , com tudo a que o natal tinha direito , até o presépio com musgo natural e luzinhas , tudo era alegria nos dias antecedentes , a azafama lá de casa deixava-nos a todos curiosos com o dia 24.Tambêm me lembro que tradicionalmente os doces eram todos feitos em casa , os sonhos , as rabanadas , os doces de abóbora ect… , agora é que se encomenda no café do lado , e vem tudo com o mesmo sabor a bolas de Berlim , não que tenha algo contra as bolas que até gosto , mas …entendem!
A nossa consoada era uma festa verdadeira de família , todos vestíamos coisas bonitas o meus avos como sempre impecavelmente vestidos , a disposição na mesa era sempre a mesma , o líder a cabeceira , a minha avó a sua esquerda , a minha mãe a direita e a restante família espalhada a volta da mesa , comia-se e bebia-se alegremente. Recordo isto com uma profunda saudade e nem sei o porque de me lembrar de partilhar isto aqui , talvez as saudades de outros tempos.
Para nós que éramos os mais pequenos era uma luta terrível contra o sono aguentar até a meia noite acordados , por norma espetavam na TV coisas como musica no coração seguida da missa do galo , a hora marcada lá o meu avô fazia o suspende da data , começa por dizer:
-Será que deixaram alguma coisa? É meia noite vamos lá ver!!!
-Barulho na cozinha , está a ir embora
Dizia com todo humor que lhe era conhecido.
Havia sempre alguém da família que fazia barulho atrás da porta da cozinha , e depois entrava pela janela da marquise que dava para o corredor e aparecia junto de nós, que em grande nervoso , íamos em fila atrás do meu avô , agarrados a um robe que ele vestia sempre depois de jantar , quando finalmente chegávamos a chaminé e víamos a cozinha repleta de presentes era uma alegria imensa , todos a partilharem os seus presentes.
Hoje , janto bacalhau , bebo uma garrafita de vinho do bom , sento-me no sofá e quando me aparece o sono , ai vou eu…
Sou eternamente grato a eles , Augusto e Micita , por vocês serei eternamente apaixonado , tenho saudades vossas…

Casamento(2006)

Bem não há quem apesar de ser uma seca , o pessoal gosta de ir a um casamento , é um facto , eu adoro , aquelas comidas , aquelas coisas bonitas feitas em frutas , as mesas de queijo , os doces , enfim eu gosto.
Agora há coisas que me deixam a beira de um ataque de nervos uma delas é a eterna mania das pessoas mandarem arroz aos noivos.
Bem sinceramente acham aquilo normal?
Quem foi a pessoa que se lembrou de mandar arroz? Será que se alguém se lembra-se de mandar maças , ou mesmo melancias , o que seria dos pobres dos noivos? Imaginem o noivo a sair da igreja e levar com uma melancia pela cabeça. Bem muito se teria a dizer disto , mas pensem bem , de onde terá vindo esta mania , se calhar seria bem melhor mandar pacotes de arroz de marisco , ou mesmo de tamboril , por certo era uma bela ideia.
A outra é estarmos todos sentados a mesa e temos sempre de estar a interromper o almoço , o pessoal cheio de fome que já está até azul , e depois vem aquela malta com o barulho dos talheres a pedir um beijinho , por amor de deus , o que é isto?
Não acham que os noivos já não estão fartos de dar beijinhos , está moda terá sido inventada por algum tarado que gosta de ver relações sexuais ao vivo, e o melhor que consegui foi uns beijinhos, não seria melhor pedir aos noivos para fazerem sexo? Se calhar era pior , e o pessoal ficava deprimido pois estamos fartos de ver misérias.
O melhor é sempre depois o pessoal com os copos gravatas de lado , o padrinho dança com o pai da noiva , a madrinha com a tia , e por ai fora , e está um gajo agarrado a um piano ou coisa do género a deitar umas ruidosas notas , com umas letras que ninguém entende , mas que supostamente o pessoal está cheio de álcool e nem liga.
Os casamentos são isto mesmo , arroz , beijos , e copos.

05/12/2009

Pedido de desculpa.

Peço desculpa não sei a quem , mas de facto a 2 dias atrás recebi um mail com um texto muito giro , que embora no titulo não tenha identificado o autor , estava em baixo anunciado que não era de minha autoria , como outros que por aqui estão sempre que não são escritos por mim são identificados como "Da net".
Assim sendo e como este local é para eu me divertir , retirei o texto "É mentira" para evitar chtices com fantasmas nem lutas contra moinhos de vento
Muito obrigado ao "Carlos" que me avisou,

Para os meus amigos...

Há certas horas que não precisamos de amor , de um beijo ou mesmo de um parceiro na maciez da nossa cama...
Há certas horas , que só preciso de um abraço , uma mão no ombro , uma palavra ou mesmo estar ali quietinho , a ouvir a sua presença...
Há certas horas , quando sentimos que estamos quase a chorar , desejamos uma presença amiga para nós ouvir a tentar brincar , a tentar fazer-nos sorrir...
Alguém que ria das nossas piadas , mesmo que não tenham graça , que achem as minhas tristezas as maiores do mundo , e nos teçam os maiores elogios do mundo...
É que apesar de todas as mentiras úteis , nós sejam de uma sinceridade inquestionável ...
Que me mande calar a boca ou me evite um gesto impensado ou uma palavra amarga , alguém que nós possa dizer : "Acho que estás errado! Mas estou do teu lado" , ou então apenas que me digas.
Sou teu amigo , estou aqui!!!!!


Dedico este texto , a todos os que estão cá dentro

Carta ao Pai Natal 2009

Meu amigo , sei que ultimamente tens tido muito que fazer , e é complicado estares todo o ano sentado sem fazer merda nenhuma e agora a boa moda portuguesa , o pessoal lembra-se todo de te escrever tudo a cravar coisas , e tu nem sabes para onde te virar com tanta carta , e deve de haver gajos chatos como o caraças que te pedem coisas que nem eu me lembrava.

Bem com 43 anos que tenho, talvez não te lembres de mim, mas eu lembro-me bem de ti , e ficava f***do , quando o meu querido avó falava em ti , eu pequenino , sim porque eu fui pequenino , não nasci com este tamanho , me dizia que tu trazias aquelas merdas que eu tinha um trabalho do caraças a pedir e fazia um esforço que nem imaginas para me portar bem o ano todo para pelo menos tentar receber o que mais queria , e no fim o tão desejado presente não vinha , ai comecei a achar que eras um aldrabão e interesseiro , pois diziam-me , “- Pois não te portaste bem”. Afinal eu achava que só vinhas cá comer os restos do jantar da consoada e beber umas Coca-Colas.


Mau mas afinal trazes as prendas ou não , que confusão que o pessoal faz , achas mesmo que a malta acredita que tu com esse porte consegues descer as chaminés desses prédios modernos? Achas que o pessoal acredita que essas renas bem tratadas e gordas voam? Até podem voar , mas é baixinho. E vocês acham que ele vem aquelas casas que têm lareira , acham que ele vai queimar o seu fatito? E aquelas casa de colmo ou de lata , ou mesmo aquelas tendas ou palhotas? Pois logo vi , não têm luz em casa , e vais passar ao lado como tens feito todos os anos e deixares os pobres de lado…
Tenho pena de o Bin Laden , não desviar essas trenó voador , para outros sítios , onde por certo um brinquedo , um carinho , ou mesmo uma palavra faria a felicidade de alguém.


Bem a minha carta vai no sentido que este ano portei-me bem , tenho um grupo de amigos porreiros finalmente livrei-me dos F.D.P e tenho alguns para devolver este ano , vivo com o pouco que ganho , aturo o meu chefe todos os dias so por isso eu merecia uma prenda ,o que quero pedir não para mim , mas para tudo o que me rodeia , quero que metas dentro desse saco enorme , onde eu nunca acreditei que trouxesses as prendas dos putos todos da minha rua , quero que ofereças muita PAZ e SAÚDE , para todos , quero também que tragas carradas de amizade , e se puderes ainda uns sorrisos para todas as crianças do mundo , aproveita o saco para trazeres uma vida mais feliz para todos , é o meu desejo.

É assim pessoas carenciadas, crianças a morrer de fome, e outros a pensarem no que vão oferecer, se o perfume , se o anel , enfim , não consigo mudar o mundo , o Pai Natal , vai estar mais um ano sem fazer ponta de corno , e pró ano vou lixar-te a cabeça de novo e alterar este texto , e reclamar as minhas prendas , pois este ano quero ver como vais cá entrar , olha lá , se tiveres tempo mesmo depois do natal , hás-de ver ai se não tens ai a minha bicicleta , que o meu pai disse que te esqueceste , não é que a queira para mim , podes dar a alguém que precisa , caso esteja boa , com 33 anos , deve de estar com ferrugem , acho que nesse ano a minha carta teve o destino de um filme que correu por ai , onde tu descansadamente estar na sanita e se acaba o papel higiénico , será?

Agora quero é que tragas para todos os meus amigos e em partes iguais , muita saúde , paz , sorte , um grande abraço para ti Pai Natal.
E vê lá se fazes dieta , mas tas com bom aspecto , não como o do Forum Almada que parece mais um esfomeado , é teu irmão?

P.S-Vê lá se não te esqueces de nada.

04/12/2009

Bem , Bom Natal...

Dia após dia, vai-se aproximando, a passos largos, os tão desejados dias das festas , para uns , de tristeza e angustia para outros , mas a vida é assim mesmo!
Contudo, é bem esperado por todas as crianças.
Com a sua chegada, a azáfama vai crescendo na vida de cada um, ao vermos centenas de pessoas, em correrias sem fim, de um lado para o outro, com os seus pensamentos entregues a milhares de coisas e ainda dizem que não há dinheiro , os centros comerciais andam cheios.
A alegria mistura-se com o ar frio do Inverno, e que faz adivinhar a época que nos espera e meus amigos , amanha mesmo vou a lenha para o Natal , pois Natal sem uma lareira acesa não é Natal , a não ser que eu estive no Brasil e ai sim estava na praia.
Este ano queria escrever uma coisa arrebatadora , meia cómica , meia seria , mas sinceramente debato-me a esta hora da noite em que me deu para escrever , os meus pequenos neurónios estão em estado letárgico devido ao avançado da hora.
Mas vem ai “O Natal”!
É uma época que só nos visita uma vez em cada ano calha sempre a dia 25 , ainda não percebi , pois sempre ouvi dizer que o Natal é quando um homem quiser , e com o ano que tive já devia de ser dia 31 de Dezembro, é uma época com curta duração , mas provoca uma serie de sentimentos , e influencia uma enorme quantidade de emoções , as pessoas ficam mais “molinhas” .
Vivemos cada momento, desses curtos dias, com o coração preenchido de alegria, bondade e fraternidade , depois o resto do ano , toca a fornicar o cérebro a todos , e volta tudo ao mesmo.
Famílias e famílias unidas, saboreiam as comidas características desta época, e deliciam-se com os olhares e sorrisos de felicidade das criancinhas, ao verem o seu pequeno mas grande desejo, a ser realizado por alguém que desconhecem, mas do qual os contos e histórias, teimam em mantê-lo na mente de cada criança que com o tempo vão perceber que o Natal é para o comercio , e para quem o inventou , aquele senhor vestido de vermelho que era empregado da Coca-Cola.
Que quadro Natalício mais bonito de se ver!Não?Eu acho!!
E no resto do mundo?
Como será?
Cada ano que vai passando por mim , menos significado têm , fico triste com esta época que afinal não é para todos , é para os que podem e não para os que querem..
.
Antigamente, eu era uma dessas pessoas que ansiava, receber de braços abertos, a chegada do Natal. Pois sabia que durante esses dias, toda a gente andava de coração aberto uns para os outros.
Hoje não passa para alguns de uma época normal de consumismo , onde mais de um quarto da população anseia pelo 13º mês para por as contas em dia , o outro quarto para comprar um perfume e um telemóvel a amante , e o outro quarto pergunta o que é o 13º mês?
O resto nem se lembra que recebeu o 13º mês!!!
Não me quero alargar neste assunto , apenas quero desejar a todos e sem magoas nem rancor a ninguém…
Um Feliz e Santo Natal

03/12/2009

Pior ano da minha vida 2009

Tradicionalmente os anos impares para mim são maus , desde 2001 assim têm sido , e este ano de 2009 foi sem duvida alguma o pior ano da minha vida , e ainda não acabou.
Espero em breve enterrar o ano de 2009 e finalmente poder respirar decentemente , tudo me aconteceu este ano , acreditem tudo mesmo , só falta aparecer um cão e mijar nos meus pés.
Nem tenho tido paciência para escrever , mas prometo em breve voltar as minhas lides de escritor de blog , há gajos que roubam os patrões com coisas planeadas , que enganam os amigos simulando assaltos , a esses não acontece nada , eu caiu tudo em cima de mim este ano , até tive um gajo que ganhou dinheiro em dividendos de acções com o numero de contribuinte…
Sem palavras venha lá o fim do ano.